Um condensador ou unidade condensadora é um dispositivo de troca de calor, semelhante ao evaporador, porém, é na unidade condensadora que o fluido refrigerante, que corre dentro do circuito frigorífico, rejeita o calor do sistema para o ar ao redor, para o ar circundante.
Em um típico condensador o fluido refrigerante entra em estado superaquecido, em seguida é condensado rejeitando calor para um meio externo que pode ser o ar, ou água, etc. O fluido refrigerante ao deixar o condensador está no estado líquido saturado ou sub-resfriado, dependendo da temperatura externa e também do tipo de condensador.
Em outras palavras, o condensador transforma fluido refrigerante no estado de vapor (proveniente do compressor) para o estado líquido.
Muito bem, após esta breve definição, e antes de dizer como limpar um condensador, vamos dizer o porque de limpar, sim, é isso mesmo.
O condensador, assim como o evaporador, tem uma serpentina de troca de calor, um ventilador, carcaça. O condensador, que está do lado de fora do ambiente condicionado, fica sujeito às intempéries.
Serpentina suja provoca aumento de corrente e pressão de trabalho, obstrui o fluxo de ar, o ventilador e o compressor trabalham “forçados”, muitas vezes o rendimento não é atingido e o usuário sente desconforto no ambiente condicionado. Serpentina muito suja pode levar até uma pane de compressor, peça chave, fundamental e de maior preço dentre todas do condensador. Então, acha que vale a pena limpar o condensador?
Como limpar o condensador
Em contratos de manutenção preventiva que dispõem do PMOC de acompanhamento, é comum encontrarmos uma frequência de limpeza mensal do condensador, com limpeza e desmontagem total uma vez por ano. A frequência deve ser definida em função das normas pertinentes e de acordo com o tipo de ambiente do cliente.
De qualquer forma, limpar o condensador é crucial, pelos motivos expostos anteriormente, agora como fazer isso?
Bem, você pode limpar o condensador e a serpentina com uma escova de pelos, também pode usar aspirador de pó. Se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, é possível usar jato de ar comprimido ou mesmo jato de água, com baixa pressão, tome cuidado para não amassar as aletas.
Se for o caso de sujeira profunda impregnada na serpentina e outras partes do condensador, vai exigir desmontagem e limpeza com algum produto desincrustante. Tome cuidado ao utilizar estes produtos, geralmente são ácidos e você deve ler na embalagem do produto as instruções do fabricante antes de usar. Se for o caso de usar um produto como este, depois de usá-lo, lavar bem a serpentina e outras peças com água corrente até a retirada total do produto. O aquecimento faz com que restos de produtos químicos se solidifiquem no local, o que vai atrapalhar ao invés de ajudar.
O gabinete da máquina pode ser limpo com um pano macio embebido em sabão neutro, com água morna. Não use solventes, ceras ou álcool para limpar peças de plástico.